sexta-feira, 24 de junho de 2016

Quentão MA - RA - VI - LHO - SO!!!

Eu adoro essa época do ano!!! São tantos aromas deliciosos e uma comidinha caseira pra lá de boa!!! Além de permitir certas dialetos rs
Mas se tivesse que escolher minha "coisa" favorita das festas juninas, certamente seria o Quentão.
Nunca fui muito fã da iguaria, até que fui apresentada ao maravilhoso quentão da queridíssima Veronezzi e, desde lá, me apaixonei.
Então, esse ano, resolvi incrementar um pouco mais, e o que já era ótimo, ficou ainda melhor!
Como se isso não fosse bom o bastante, a receita é muuuuito simples:
6 paus grandes de canela
12 cravos da índia
40ml de suco de limão tahiti ou cravo
40gr de gengibre (descasque, pique e deixe de molho por 12 horas antes de usar)
100gr de açúcar refinado
70gr de açúcar mascavo
1,5l de água filtrada
1 maçã descascada e cortada em cubinhos

Em uma panela de pressão, junte 200ml da água, o cravo e a canela e leve ao fogo. Quando pegar pressão, marque 10 minutos, desligue e deixe perder a pressão. Coe e reserve.
Na leiteira (ou fervedor) coloque o açúcar refinado e leve ao fogo para derreter. Cuidado para não deixar o açúcar queimar e amargar o seu quentão.
Com o açúcar já derretido  - as vezes com umas pelotinhas - coloque a calda da panela de pressão e o restante da água - cuidado nessa parte com o vapor que sobe do caramelo.
Acrescente o suco de limão, o gengibre em pedaços grandes, o açúcar mascavo e a maçã picadinha e, mexa até que todo caramelo tenha derretido.
Aí é só deixar ferver por uns 10 minutos em fogo baixo para que todos os sabores se juntem e, testar se, para o seu paladar, precisa ajustar a acidez (com mais limão), o açúcar, ou se ficou forte de gengibre (coloque mais água).
Delícia!!!
Essa receita rende 1 litro aproximadamente.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu recadinho alegra minha cozinha!!!

Related Posts with Thumbnails